Pular para o conteúdo principal

FATOS SOBRE O GÊNIO DA ARTE, VINCENT VAN GOGH

Vincent Van Gogh nasceu em 1853 e faleceu em 09 de julho de 1890, aos 37 anos, dois dias depois de alvejar um tiro em si mesmo.
Van Gogh viveu em completo ostracismo, um século depois o mundo o veria transformado em um gênio da arte e autor das obras que estão entre as mais valiosas da história.

"A arte é o homem adicionado à natureza"
(Van Gogh)
OBRAS
Todo seu trabalho, cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos, foi produzido durante um período mais ou menos estimado de 10 anos, antes de cometer suicídio.

"Se você ouvir uma voz dentro de você dizer "você não consegue pintar", de todo modo pinte, e ela será silenciada."
(Van Gogh)

RECONHECIMENTO
Van Gogh só vendeu um quadro enquanto vivo. A obra "Theo Red Vineyard (Vinhedo Vermelho)  foi vendido por 400 francos na Bélgica, sete meses antes da sua morte. Um século depois, uma de suas obras foi vendida por US$ 148,6 milhões. O gênio da arte, tornou-se famoso,  foi apresentado ao mundo, especialmente após a exibição de 71 pinturas em Paris, em 17 de março de 1901.

 "Eu sonho minha pintura, e então eu pinto o meu sonho."
(Van Gogh)

Van Gogh através da arte transformou o mundo em seus sonhos, fazendo-o colorido e belo. Através da sua sensibilidade de artista conseguia enxergar beleza em todos os lugares.

"A pintura tem vida própria que deriva da alma do pintor."
(Van Gogh)

A sua essência tá na sua arte, na sua genialidade. Cada obra é a expressão da sua alma, da sua poesia, do seu coração ❤️
QUATRO VINCENT VAN GOGH
Van Gogh recebeu o nome em homenagem ao irmão mais velho, que morreu no parto, que por sua vez recebeu o nome em homenagem ao avô. Outro irmão de Van Gogh, Theo, teve um filho, a quem deu o nome de Vincent Willem Van Gogh. Foram, portanto, quatro a levar esse nome.

"Pela arte, onde se tem necessidade de tempo, não seria nada mal viver mais de uma vida."
(Van Gogh)

Van Gogh não precisou viver várias vidas para expressar sua arte. Produziu o suficiente para se eternizar através das suas belas obras. Cada tela, cada desenho, é a sua presença no mundo que foi transformado em uma magnífica obra de arte.
UMA DE SUAS PINTURAS MAIS FAMOSAS FOI FEITA EM UM MANICÔMIO
"Noite estrelada", um dos quadros mais conhecidos, foi feito em 1888 em um manicômio de Sant-Remy-de-Provence, na França. O pintor se enternou voluntariamente para se recuperar do colapso nervoso que teria culminado no episódio do corte do lóbulo da  sua orelha. A obra é parte da coleção permanente do Metropolitan Museum of Art de Nova York desde 1941.

"Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar."
(Van Gogh)

"Quando eu sinto uma terrível necessidade de religião, saio à noite para pintar as estrelas."
(Van Gogh)

Quando terminou a obra "Noite Estrelada", sem dúvida alguma um de seus melhores e mais belos trabalhos, o genial artista nem pensou que fosse bom.
CAMPONESES COMO MODELOS
Quando começou pintar, Van Gogh usou camponeses como modelos. Mais tarde ele pintaria flores, paisagens e a si mesmo, principalmente porque era pobre demais para pagar os modelos.

"Eu tenho a natureza, a arte e a poesia, e se isso não for o suficiente, o que é?"
(Van Gogh)
AMOU E MOROU COM UMA PROSTITUTA
Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era Sien, com quem morou e ajudou cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo artista.

"Penso que não há nada mais artístico do que amar verdadeiramente as pessoas."
(Van Gogh)
PESSOA MAIS VELHA DA FRANÇA QUE CONHECEU VAN GOGH
Nascida em 1875, Jeanne Calment morreu em 1997 aos 122 anos. Ela viveu em Arles, na França, onde Van Gogh viveu em 1888. Ela conheceu o artista quando ele entrou na loja do seu tio para comprar tintas. Na época ela tinha 12 ou 13 anos, uma menina. 
Calment mais tarde  descreveu o artista:
"Ele era sujo, mal vestido, indelicado, doente - e me perdoem, eles os chamavam de louco."

"Tenho muitas vezes negligenciado minha aparência. Eu admito, e eu também admito isso, "é chocante."
(Van Gogh)
SUA HISTÓRIA VIROU FILME
O filme "Com Amor, Van Gogh, 2017, indicado ao Oscar de melhor animação, retrata os últimos anos do genial pintor. É o primeiro filme animado feito totalmente em pinturas: são mais de 65 mil frames de pintura a óleo criado por 125 artistas que estudaram o modo de pintar de Van Gogh para trazer suas belas obras à vida.

"Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente."
(Van Gogh)

Van Gogh pintou os seus sonhos. Fez deles obras grandiosas, expressão de pura beleza.

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE VAN GOGH
Era 1:30 da madrugada do dia 29 de julho de 1890 e Theo estava deitado ao lado do irmão no leito do hospital quando Vincent Van Gogh murmurou suas últimas palavras: "Quero ir embora", e morreu.

"...Andei por esta terra durante trinta anos e, por gratidão, quero deixar alguma lembrança."
(Van Gogh)

Van Gogh não deixou lembranças. Deixou um magnificente legado para humanidade. Arte que expressa infinitas emoções, sentimentos, que adicionam o homem à natureza, acarinha o coração ❤️ quebrado e torna a vida suportável.
















 

Comentários

Postar um comentário

SERÁ UMA HONRA RECEBER SEUS COMENTÁRIOS. OPINE! O DIÁLOGO E O QUESTIONAMENTO AVULTAM OS CONHECIMENTOS.

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ