Pular para o conteúdo principal

JESUS DE NAZARÉ

Jesus de Nazaré era um revolucionário

 Tinha o objetivo de combater a ocupação romana na Palestina e devolver a terra prometida ao seu povo, os judeus.
O lado revolucionário de Jesus foi ocultado, varrido, para debaixo do tapete da História. Depois da revolta dos judeus e da destruição do Templo de Jerusalém, levando a diáspora, a igreja primitiva tentou desesperadamente desvinculá-lo do nacionalismo que levou a terrível guerra.
Jesus foi moldado e tornou-se uma figura quase pró-Roma, que pede para dar a outra face ao inimigo, ao opressor, o soldado romano. 
Dentro deste contexto, a culpa pela morte de Jesus recaiu sobre os judeus, não sobre os romanos. Pôncio Pilatos, um tirano cruel, sanguinário, segundo todos os relatos da época, torna-se quase um herói, isentando-o da culpa pela execução de Jesus.
Dois milênios depois o Jesus "divino" reina absoluta no imaginário da humanidade, soterrando completamente o Jesus da História, o Nazareno.
JESUS DE NAZARÉ ERA UM ZELOTA

Jesus de Nazaré era, em primeiro e último lugar, um judeu, um zelota. Zelo, entre os judeus do seu tempo, significava não só viver de acordo com as leis judaicas, mas lutar pela restituição do Reino de Deus, ou seja, de Israel, sob o comando dos judeus.
"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Essa fala de Jesus é um chamado a teocracia, um ato de subversão, de questionamento ao demônio romano na figura do imperador. Quando diz para dar a Deus o que é de Deus, ele se refere a terra santa, Israel, enquanto dar a César as moedas com sua face estampada era um jeito de dizer "fora romanos invasores, saiam de nossas terras".
JESUS DE NAZARÉ QUERIA SER REI 

No episódio do Domingo de Ramos, Jesus deixa bem claro suas pretensões reais. Quando ele entrou triunfante em Jerusalém, montado em um burro, com ramos de palmeiras colocados no caminho pelo povo, que o saldava com "Hosana" (salve), buscava cumprir a profecia em Zacarias 9:9: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta; ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador, humilde, montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta."
Jesus estava clamando trono para si. O seu ato seguinte atacando revolto os comerciantes do Templo, era uma afronta direta à única autoridade dos judeus que restava, estava batendo de frente com poder dos sacerdotes, parte importante da estrutura de dominação de Roma.
Jesus não foi condenado por heresia, mas por conspiração, subversão.
"JESUS DE NAZARÉ, REI DOS JUDEUS" Essa inscrição na placa sobre sua cruz não foi piada, brincadeira, pegadinha, dos romanos.
O Jesus da História, zelota, humano, indignado, subversivo, revolto, não denigre em nada o Jesus "divino" (Cristo). Pelo contrário, torna-o mais épico, grandioso, adequado ao seu tempo histórico.

(Fonte - Livro Zelota)

SANDRO LUCAS HISTÓRIA





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÊNIS QUE ENTRARAM PARA HISTÓRIA

                                       RASPUTIN-O KID BENGALA RUSSO. Entre os pênis que entram para história, o de Rasputin é um dos que mais oo chama atenção. Além da preponderância do orgão genital, era um verdadeiro pegador. Mas seu desejo por mulheres o trairia. Ele foi convidado pelo príncipe Felix a conhecer sua mulher Irina, a bela sobrinha do czar, e caiu numa armadilha. Foi envenenado, esfaqueado e jogado nas águas geladas do rio Neva. Seu pênis foi cortado e guardado por um serviçal. CARLOS MAGNO-REI FRANCO O rei que uniu a Europa Ocidental sob o cristianismo era um homem alto, forte e aparentemente saudável. Mas tinha o pênis danificado por uma irritação na bexiga, que dificultava a prática do sexo e o obrigava a correr para o penico várias vezes por noite. Coitado!  Como rei, podia traçar todas as donzelas, mas... . AFOTO ACIMA, MOS NAPOLEÃO BONAPARTE-IMPERADOR DA FRANÇA-FOTO O SEU PÊNIS. Seu pênis foi cortado pelo padre Vignali na Ilha de Elb

CONHEÇO O MEU LUGAR: INTERPRETAÇÃO, PARTE I, DA BELA MÚSICA DO POETA BELCHIOR.

CONHEÇO O MEU LUGAR, OBRA PRIMA DO NOSSO GENIAL E ETERNO CANTOR E POETA. A MÚSICA ABORDA A DISCRIMINAÇÃO DO NORDESTINO E O PERÍODO MILITAR. NESTA POSTAGEM VOU TRANSCREVER DUAS PASSAGENS DA MÚSICA QUE BELCHIOR FALA DA DISCRIMINAÇÃO E DO ORGULHO DE SER NORDESTINO. " O QUE EU POSSO FAZER UM SIMPLES CANTADOR DAS COISAS DO PORÃO? DEUS FEZ OS CÃES DA RUA PARA MORDER VOCÊS QUE SOB A LUZ DA LUA OS TRATAM COMO GENTE - É CLARO! - AOS PONTAPÉS". Nessa passagem Belchior deixa bem claro o tratamento ao chegar no Sudeste e as dificuldades que enfrentou, mesmo com grande talento, para conseguir seu espaço no meio artístico. Ele fala que por não ser uma pessoa conhecida, "Um simples cantador das coisas do porão" , ou por ser simplesmente mais um jovem nordestino, é discriminado, tratado com desprezo, como se fosse "cães de rua", "aos pontapés" "NÃO! VOCÊ NÃO ME IMPEDIU DE SER FELIZ! NUNCA JAMAIS BATEU A PORTA EM MEU NARIZ

MISÉRIA, FOME, UMA VISÃO CRÍTICA

"Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis a margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida e o que alimenta os ricos é a ignorância do povo." (A. Shakti) O celeiro está cheio, abarrotado, alimentando os donos do poder, perpetuando-os na ilha dos privilégios... O alimento contra a ignorância é o conhecimento, a informação, a consciência crítica, o bem comum sobrepondo ao individualismo. Só assim, vamos esvaziar o celeiro dos "barrigas cheias" , abrindo caminho para alimentar os "pés no chão" , fazendo-os cidadãos, trazendo dignidade a nação . Levanta-te!! O opressor só é grande, poderoso, por causa da sua ignorância e submissão. "Não é a pornografia que é obscena . É a fome que é obscena ." (Saramago) O retrato social do Brasil, independente do tempo história, cronológico, é obsceno . A indigência na calçada é imoral! A fome é imoral! A e